REEDUCAÇÃO ALIMENTAR


Hoje fazem  2 semanas que comecei na reeducação alimentar. Estou compartilhando algumas refeições nos stories do Instagram @casinhadatainah. E sim, já vemos algumas diferenças no corpo, mas não foi por isso que comecei.

Graças a Deus, tudo bem! Mas é necessário, então vamos cuidar! 

Vocês sabem que sou tentante e como ja falei algumas vezes lá no insta, estou sem mesntruar desde maio, e não estou grávida. Tenho SOP (mesmo não tendo nada nos ovários). A médica me explicou que a resistência insúlinica, com a minha taxa de insulina alta, atrapalha a minha ovulação. Ela me encaminhou para nutricionista, mas resolvi começar mesmo antes de ir.  

Todas as vezes que vou nas consultas, Léo entra comigo, ele sempre tem coisas para falar com a médica (😁), e ela é tão maravilhosa que conversa tanto, tanto com a gente, que ficamos mais de uma hora todas as vezes que vamos. 

Decidi que devo mudar, devo sair do lugar onde estou, deixar a minha zona de conforto por mais difícil que seja, mas o motivo é muito maior que "ver diferenças no meu corpo".

Meu foco é outro, e vou lutar! E vou conseguir... Vamos conseguir!

Decidi compartilhar com vcs nas redes sociais e vi que o incentivo foi bem grande! No mundo que vivemos tudo se torna muito difícil por causa dos julgamentos, mas como fiquei feliz em ver que muitas pessoas estão gostando de acompanhar e incentivando nessa mudança. 

Pra quem tem me perguntado bastante, vou deixar algumas informações aqui e as referências, para eu não explicar com minhas palavras e falar bobeira kkkkkk
👇

|Ovários Policísticos (SOP) é uma doença endocrinológica caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos. Para ser diagnosticada é preciso que a paciente apresente 2 ou 3 sintomas combinados, e que seja excluída outra patologia. Além disso, o médico deve avaliar sua história clínica e realizar o exame físico.

Os sintomas da SOP são: aumento do volume ovariano, ausência ou irregularidade da menstruação, ausência de ovulação, aumento de peso, aparecimento de acne, hirsutismo (crescimento de pelos no rosto e outros locais em que a mulher normalmente não tem pelos), queda de cabelo, resistência insulínica (RI) e problemas com a fertilidade.| @ressignificar_agora



|Para algumas pessoas com SOP, desequilíbrios hormonais são provavelmente causados pelo excesso de insulina. Insulina, um hormônio importante para processar açúcar/glicose, também age como um sinal para os ovários produzirem testosterona. Quando alguém tem resistência à insulina – quando se tem uma baixa sensibilidade à insulina para processar a glicose – os seus corpos se ajustam para produzir mais insulina. Isso produz altos níveis de testosterona, que pode tanto retardar quanto parar o crescimento e liberação de óvulos no ovário, e suprimir a produção de hormônios como estrogênio e progesterona que caminham juntos com o funcionamento do ciclo menstrual.| /helloclue.com/

|Acontece que toda vez que nosso corpo passa a apresentar valores acima do que está acostumado de determinados hormônios, ocorre um processo chamado de downregulation, ou seja, ele passa a diminuir os receptores desses hormônios nas células-alvo. Sendo assim, mesmo que produza muita insulina, as células que deveriam responder à insulina e captar glicose, passam a não responder muito bem, e a absorção de glicose pelos tecidos é diminuída. Quando ela não consegue “abrir a porta” significa que você tem resistência à insulina, ou seja, você a produz, mas ela não desempenha seu papel e o açúcar que não entra na célula fica solto pelo organismo e é convertido em gordura e a mesma geralmente é acumulada na região abdominal.Quando a Insulina começa a apresentar dificuldades em exercer a sua função, inicia um quadro chamado de Resistência Insulínica (RI).|@dr.rafaelmachado

Comentários